Nome oficial: República da África do Sul.
Data nacional: 27 de abril (Dia da Liberdade).
Capitais: Cidade do cabo, a capital legislativa.Bloemfontein a capital judiciária.e Pretória a capital administrativa.
Cidades mais povoadas: Johanesburgo (6 milhões); Cidade do Cabo (3,8 milhões), Durban (3 milhões).
Idioma: africâner, inglês, sepédi, sessoto, setsuana (oficiais, entre outros).
Localização: sul da África (Fronteira com Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Suazilândia, Lesoto e Oceano Atlântico.
Clima:O clima tropical predomina na maior parte da África, tanto na zona tropical, úmida no verão e seca no inverno, quanto na zona equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes.
Nos grandes desertos, como o Saara e o Kalahari, as temperaturas são altas de dia e baixas à noite. Nos extremos norte e no sul do continente encontram-se estreitas regiões de clima ameno, de tipo mediterrâneo.
Fauna e flora: Ao norte e ao sul da selva equatorial, estendem-se as savanas, com sua vegetação herbácea e árvores de grande porte, como o baobá. Nos desertos, a cobertura vegetal é escassa, exceto nos oásis, onde crescem palmeiras. Nas zonas temperadas há bosques baixos de pinheiros e carvalhos e vegetação de arbustos (maquis).
A fauna é uma das mais ricas do mundo. Na floresta equatorial há muitas aves, símios (chimpanzés e gorilas), répteis e anfíbios. Na savana, rinocerontes, girafas, elefantes, hipopótamos, leões, leopardos e hienas. No deserto, chacais, insetos e répteis. Na zona mediterrânea, lebres, cabras, raposas e aves de rapina.
Relevo
Ao norte do continente encontramos os Montes Atlas. Ao sul dos montes Atlas, localiza-se a meseta desértica do Saara e, mais a sul o grande planalto centro-africano.
A leste encontra-se o Grande Vale do Rift, com grandes depressões e altas montanhas, entre as quais o Kilimanjaro é o monte mais alto do continente (5895m).
A sudeste, encontra-se o maciço do Drakensberg, com os montes Libombos a norte e o Karoo a sul.
Saudé: A expansão da SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida, AIDS no Brasil) é um problema alarmante no país, chegando a atingir 31% das mulheres grávidas em 2005 e uma taxa de infecção nos adultos estimada em 20%.[74] A ligação entre HIV, um vírus transmitido principalmente por contato sexual, e SIDA foi negado há muito tempo pelo presidente Thabo Mbeki e pelo ministro da saúde Manto Tshabalala-Msimang, que insiste que as muitas mortes no país são causadas por má nutrição, e muita pobreza, e não pelo HIV.[75] Em 2007, em resposta a pressões internacionais, o governo fez esforços para combater a SIDA.[76] Em setembro de 2008 Thabo Moeki foi expulso pelo Congresso Nacional Africano e Kgalema Motlanthe foi apontado para o interim. Uma das primeiras ações de Motlanthe foi substituir Tshabalala-Msimang pelo atual ministro da saúde, Barbara Hogan.
Os 5 grandes animais da africa:
O Búfalo Africano, um animal poderoso que tem poucos inimigos naturais, seu poder e tamanho demonstram seu poder de defesa. Eles têm se destacado por matar leões, hienas, e até homens entre outros predadores selvagens. Por isso tomaram seu lugar entre os cinco grandes Africanos junto com os elefantes, leões, rinocerontes e leopardos.
O leão Panthera leo, é um dos quatro felinos no gênero Panthera, alguns machos tem peso superior a 250 kg, é o segundo maior felino do planeta e o maior africano existente nos dias atuais, menor apenas que o tigre. Eles normalmente vivem em savanas e pastagens, embora possam ser encontrados nas floresta. O leão é uma espécie vulnerável, sendo visto um declínio da população, algumas populações de leões são insustentáveis fora das reservas e parques nacionais.
Leopardo (Panthera pardus), também chamado onça em Angola, é, com o leão, tigre e jaguar, um dos quatro "grandes gatos" do género Panthera. Medem de 1 a quase 2 m de comprimento, e pesam entre 30 e 70 kg. As fêmeas têm cerca de dois terços do tamanho do macho. De menor porte do que o jaguar, o leopardo não é menos feroz. Habita a África e Ásia. Possui várias subespécies, algumas criticamente ameaçadas, como o leopardo-de-amur, o leopardo-da-barbária e o leopardo-da-arábia. O leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa) e o leopardo-das-neves (Uncia uncia) são espécies que pertencem a gêneros diferentes, apesar do nome leopardo em comum.
Os rinocerontes são grandes mamiferos que constituem a família Rhinocerotidae da ordem perissolactyla, à qual pertencem também os cavalos, os tapires e outros ungulados com um número ímpar de dedos nas patas – os rinocerontes têm três dedos em cada pé. Eles têm uma grande cabeça com um ou dois cornos de origem dérmica , formados por fibras de queratina muito apertadas.
Existem actualmente 5 espécies de rinocerontes, três na Ásia e duas na África subsseariana ; vivem geralmente isolados, em savanas ou florestas onde possam encontrar água diariamente. Em África, eles são cuidadosamente protegidos (apesar de continuar a haver caça furtiva) por fazerem parte do grupo dos cinco grandes mamíferos que constituem uma das grandes atracções turisticas do continente.
O elefante-africano: é o maior dos dois tipos de elefante existentes hoje. Por comparação com o elefante-asiático, distingue-se pelas orelhas maiores, uma adaptação às temperaturas mais elevadas, e pela presença de presas de marfim nas fêmeas, com cerca de 70 kg cada uma. Além disso, o elefante-africano tem 3 unhas nas patas traseiras e 21 pares de costelas, por oposição a 4 e 19, respectivamente, no elefante-indiano.
mascote da copa da áfrica do sul:
(Texto Disponivel em: http://www.portalbrasil.net/africa_africadosul.htm)
(Imagens disponiveis em: http://www.google.com.br)